
Nossa História
Família Schueda
Qualidade e Tradição desde 1937
A marca Pães Schueda nasceu em 1937, quando o Sr. José André Schueda, foi promovido a padeiro no serviço militar.

A história da Família Schueda começa, na verdade, no início do século passado, em 1910, quando nasce José André Schueda Sobrinho, o Vô Jeca!
Ainda criança, José muda-se para Mandirituba/PR, com seu pai. Paulo Schueda, e começa a ajudar a família no curtume de couro. Mais tarde, sua vida seguiria um rumo diferente do cortume.
Na curiosidade por fazer algo diferente, o Vô Jeca passou a frequentar a padaria do Seu Maneco, onde aprendeu a fazer seus primeiros pães.
Foi para o exército em 1931, onde sua função foi quebrar pedras para construir a Estrada da Ribeira. Em seu alojamento, na região de Tunas do Paraná, o tenente do seu regimento, não estava satisfeito com a qualidade dos pães que eram servidos a tropa, surgindo assim, a oportunidade de mostrar suas habilidades na panificação dentro do quartel. O comandante percebendo o interesse e aptidão, o promoveu, e ele passou a ganhar um salário melhor.
Em 1935, José volta para Mandirituba, conhece Helena Gronoviszk, eles se casam. Com dinheiro que emprestou, 1 mil contos de réis, em 1937 comprou sua primeira padaria. Dos 9 filhos que eles tiveram, alguns seguiram carreira de padeiro.
Durante muitos anos trabalhando e mantendo a qualidade de suas receitas, a marca é uma tradição passada de pais para filho, e está em sua 4ª geração. Altino Schueda, filho de José, casa-se com Saleter Pelanda e o casal abre uma filial em Tijucas do Sul/PR. Hoje, a Loja 01, anexa a fábrica, é o modelo da marca Pães Schueda. Embora a marca preze pela inovação em atendimento e qualidade, ela também coleciona receitas e histórias há quase 1 século.



1980

